O mangá era baseado no futebol e foi lançada para promover o esporte no Japão e contou com o apoio da Associação Japonesa de Futebol para o desenvolvimento de uma série animada, que foi produzido pela Toei Animation e apresentado originalmente no Japão, entre 1983 a 1986, num total de 128 episódios. A saga completa foi dividida em quatro partes principais: “Captain Tsubasa”, “Shin Captain Tsubasa”, “Captain Tsubasa J” e “Road to 2002”.
Basicamente a série narra as aventuras da seleção japonesa de futebol, centradas em seu capitão, Oliver Tsubasa. O espetáculo é caracterizado por movimentos de futebol dinâmico contido em ações fantasiosas.
Também mostram os relacionamentos entre os amigos, os rivais, os treinamentos, as competições e o andamento das partidas. Na época da realização da Copa do Mundo ocorrido na França, em 1998, a extinta Rede Manchete passou a exibir a saga originalmente denominada como “Captain Tsubasa J”, de 1994, num total de 46 episódios.
Mais tarde começou a ser apresentada também pela Rede TV e mais recentemente pela Cartoon Network. Após o sucesso do anime, vários filmes e especiais começaram a ser lançada em torno da série: “Europe Daikessen”, “Ayaushi! Zen Nippon Jr.”, “Sekai Deikessen! Jr. World Cup”, “Asu ni Mukatte Hashire” e “Saikyo no Teki! Holland Youth” e uma OVA, contendo 13 episódios “Shin Captain Tsubasa”.
Além dos filmes, o sucesso da série gerou uma grande quantidade de jogos de videogame. Os primeiros foram produzidos pela Tecmo e mais tarde passaram a serem produzidas pela Bandai e pela Konami.