Medabots, também conhecido por Medarot era um desenho animado japonês (anime) originário de um videogame e depois adaptado para uma série de TV produzida pela Bee Train, apresentada originalmente no Japão, pela TV Tokyo, entre 2 de julho de 1999 a 30 de junho de 2000, num total de 52 episódios, e no Brasil exibido pela Rede Globo e pelo canal a cabo Fox Kids.
O anime relatava as aventuras de Ikki e seu companheiro medabot Metabee no século 22. Estes robôs ou metabot podiam exercer diversas tarefas e foram criados especialmente para o jogos de entretenimento dos adolescentes.
A série tem início quando um estranho mascarado conhecido como Fantasma Renegado rouba uma medalha muito valiosa e quando tenta escapar, acaba perdendo a medalha pelo caminho, mas é encontrada por um adolescente chamado Ikki, por casualidade na beira de um rio.
Pouco tempo depois Ikki junta algumas economias e consegue comprar medabot bem barato, que estava com alguns defeitos, mas que funcionava chamado Metabee. Ikki passa a usar a medalha que ele encontrou no rio em Metabee.
Durante uma batalha casual, Metabee desperta e com a força gerada pela medalha acaba fulminando o seu adversário com uma metralhadora em seu antebraço, ganhando a luta e surpreendendo a todos.
Este é o início de uma grande aventura, onde Metabee, um medabot muito mal humorado, juntamente com a medalha e Ikki, um adolescente que sabe muito de estratégias de batalha, tenta ser o melhor de todo o Japão e assim representar o país num torneio mundial.
Após o encerramento, uma seqüência denominada Medarot Damashii, contendo 39 episódios foi produzida pela Production I.G. e exibida entre 7 de julho de 2000 a 30 de março de 2001, no Japão, ficando portanto a série com 91 episodios (52 + 39) em sua totalidade.
Esta seqüência foi autorizada para a Nelvana, que também dublou a versão original para Fox Kids e o apresentou entre 1 de setembro de 2001 a 2 de novembro de 2002. Um ano depois a seqüência denominada de Medarot Damashii foi exibida entre 13 de setembro de 2003 a 7 de março de 2004.
Também uma série em mangá foi escrita por Horumarin na revista Comic Bom Bom no Japão e publicadas pela Kodansha. O mangá baseado no primeiro jogo Medarot nunca chegou a ser traduzido para o inglês.
O mangá baseado na seqüência do Medarot 2, foi autorizada sua liberação para o idioma inglês na América do Norte pela Viz Media, sob o título de Medabots. As outras seqüências Medarot 3, Medarot 4, Medarot 5, Medarot G e o spin-off Medarotter Rintar nunca foram autorizados para sua liberação nos Estados Unidos.