Avatar: The Last Airbender (ou "Avatar: A Lenda de Aang" como é conhecida no Brasil) é um desenho animado criado por Michael Dante Dimartino e Bryan Konietzko feito para a Nickelodeon, um popular canal infantil. Oxe como assim um desenho americano com maior traço dos populares desenhos japoneses? Pois é, a influência é totalmente oriental o que o torna famoso como um "Americanime".
Toda a história se passa em um mundo fictício com fortes traços da cultura oriental como os hábitos, moradias, costumes e artes marciais (principalmente chinesas), tudo isso mesclado a magia elemental.
Mas o melhor não são os gráficos como costuma ser em desenhos do estilo. Pelo contrário, a história por trás do desenho é simplesmente demais. Como se já não bastasse o sútil humor incorporado ao desenho torna-o ainda mais divertido e gostoso de se acompanhar. =)
Ficou interessado na história? Pois então contarei um pouco sobre a história introdutória do desenho, o melhor mesmo é descobrir como eu descobri, ou seja, assistindo aos episódios tendo assim sempre uma nova surpresa a cada episódio, mas se você é um daqueles que adora ler sinopse antes de assistir o filme, então aí vai:
Em tal mundo fictício a humanidade se dividiu em quatro nações: A Tribo da Água, a Nação do Fogo, o Reino da Terra e os Nômades do Ar. Dentro de cada um desses grupos, existem pessoas capazes de manipular seus elementos nativos, essas pessoas são conhecidas como "Dobradores". Mas não é só, para manter o equilíbrio entre as nações existe uma única pessoa capaz de controlar todos os quatro elementos, essa pessoa é chamada de "Avatar". Quando o Avatar morre, ele reencarna em uma outra nação seguindo um ciclo continuo. Ao longo das eras todas as reencarnações do Avatar serviram para manter o mundo em harmonia...
Tudo muito lindo, etc e tal, só que tudo mudou há 100 anos atrás quando a Nação do Fogo iniciou uma guerra com um único objetivo, dominar os outros três povos. somente o Avatar poderia impedir tal fato, mas quando o mundo mais precisou dele, ele simplesmente desapareceu. A Nação do Fogo sabia que seguindo o ciclo de reencarnação, o próximo Avatar nasceria entre os Nômades do Ar. Com tal informação eles dizimam todas as pessoas desse povo tentando assim quebrar o ciclo. Desde então ninguém mais viu uma pessoa que pudesse controlar o elemento Ar.
É aí que a história do desenho começa, quando Katara e Sokka, dois jovens da Tribo da Água acabam descobrindo que todos estavam enganados em relação ao rumo que o Avatar tomou!